top of page

NÃO FAÇA agachamento e LEG PRESS com os PÉS JUNTOS!

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Olá Guerreiros e Guerreiras!

Afinal, por que não realizar o AGACHAMENTO E O LEG PRESS com os pés juntos?


📍No Leg Press o afastamento mínimo dos pés DEVE ser largura do quadril (bitrocantérica), assim como no Agachamento ou Hack.

Entenda que as premissas na execução dos exercícios multiarticulares que envolvam os membros inferiores, é que os joelhos estejam sempre direcionados para a ponta dos pés, independentemente dos pés estarem paralelos ou com alguma rotação externa. Com esse posicionamento será preservado o alinhamento entre os segmentos coxa, perna e pé.

Saiba que ao converger ou juntar os pés e os joelhos, a coxa obrigatoriamente ficará posicionada na "diagonal", não sendo possível manter o referido alinhamento entre os segmentos articulares criando impactos inapropriados.


Nessa condição a tibia estará abduzida em relação ao fêmur, resultando numa posição de valgo durante todo o movimento.

✅O valgo dinâmico vem acompanhado de uma adução e rotação interna de quadril, rotação interna de joelho, e em alguns casos, também há uma eversão do tornozelo. Sob tal condição, não ocorrerá a melhor congruência entre a patela e os côndilos do fêmur, bem como, haverá um aumento de sobrecarga nas regiões medial e lateral dos joelhos durante a flexão e extensão.

Lembrando que vale ressaltar ainda que, em diversas modalidades esportivas, o valgo dinâmico é um dos principais mecanismos de lesão nas estruturas articulares dos joelhos. Por isso, são frequentemente incluídos na rotina dos atletas exercícios específicos para evitar que, durante os treinos e competições realizem esse movimento, objetivando minimizar o risco de alguma lesão.

ㅤㅤ

🤔Então, será que vale a pena colocar os pés juntos (numa posição de valgo propositalmente) esperando que “pegue mais" esse ou aquele músculo?


A resposta é; NÃO!


Entenda que mesmo se existisse alguma evidência científica comprovando essa hipótese, o custo para seus joelhos será muito alto, principalmente ao considerarmos a integridade das cartilagens articulares. Cuidado!

💎Se você acha que essa informação pode auxiliar na prescrição de treino, encaminhe esse post para os colegas e vamos aprender juntos.

ㅤ🏅Procure um profissional capacitado

@teddyjonespersonaltrainer


Afinal Você É a pessoa mais importante de sua Vida.

367 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page